quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

RESENHAS DOS LIVROS LIDOS PELOS EDUCANDOS.

As Crônicas de Nárnia vol. III 
 
O Cavalo e seu Menino

       Essa história acontece durante os anos da Era de Ouro de Nárnia, em que os Pevensies eram os quatro Reis daquela terra. A história inicia-se na Calormânia, uma terra ao sul de Nárnia, além da Arquelândia, onde os animais não falam e os humanos são mais rudes e alguns ainda podem ser tratados como escravos.
       Shasta um pobre menino pescador que é maltratado por seu pai, Arriche, sonha em ir para o norte, além das montanhas da região em que vive. Certo dia, um nobre da Calormânia (um Tarcaã) chega à casa de Arriche e pede para comprar Shasta. Enquanto eles discutem o preço, Shasta imagina que tipo de vida ele terá como escravo na casa de um homem rico. Então, o cavalo do Tarcaã fala com ele e Shasta fica abismado.
       O cavalo chama-se Bri, um narniano que tinha sido levado de seu país e servia como um animal comum a um dono mau. Bri insiste em que Shasta fuja com ele, pois era necessário que levasse alguém em sua garupa, para não levantar suspeitas.
      Bri era muito orgulhoso e até disse a Shasta que ele era seu menino, e não o contrário – o humano dono do animal. O problema é que Shasta nunca tinha montado um cavalo. Após muitos tombos e quilómetros percorridos, os dois se tornam muito amigos, o que seria imprescindível, pois eles acabam passando por muitos perigos juntos.
       Os dois conhecem uma calormana chamada Aravis, que fugia com sua égua Huin– que mais tarde revela que também era uma égua falante de Nárnia que fora raptada. Aravis fugia de um casamento arranjado com um velho rico de sua região. Os quatro então se juntam na longa viagem rumo ao Norte, atravessando o deserto, a Nárnia.
       Um superior calormano se apaixona pela bela Rainha Susana – e se revela muito diferente de quando se conheceram – o que resulta em uma guerra entre os dois países. Mas Nárnia tem uma aliada, a Arquelândia. Como Shasta e os soberanos de Nárnia estão juntos nessa história, você descobrirá ao ler esse livro, emocionantes aventuras, o que fez com que essa história ficasse conhecida como uma antiga Lenda Narniana.

C. S. Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário