São ao todo sete livros que narram desde a criação do mundo onde se situa Nárnia – quando foi criado pelo canto do grande Leão, Aslam – até sua batalha final, com apocalipse e o renascimento das almas no paraíso. São adaptações dos mitos da criação do nosso mundo ao ambiente de Nárnia, com direito, inclusive à arvore do fruto proibido e, posteriormente à morte e ressurreição do criador e tudo mais.
Atravessamos as mágicas setecentas páginas do volume único sem perceber. O mundo de Nárnia é o magnífico personagem principal do livro, pois as personagens mudam constantemente enquanto a obra avança, apesar de sempre haver uma ligação entre um livro e outro, seja sendo lembrado por meio de lendas do nosso mundo ou por visitarem lugares que existiram em outras eras (ainda que um pouco mudados).
Aparentemente, Nárnia é constantemente visitada, mudada e salva por grupos de crianças londrinas, mas como lá o tempo transcorre de forma diferente do daqui, um ano aqui pode representar milênios, ou apenas alguns anos em Nárnia.
Muita magia se esconde por trás desse mundo onde animais falam e lutam e crianças – filhos de Adão e filhas de Eva – reinam com louvor. Aventure-se em Nárnia você também!
C. S. Lewis
Nenhum comentário:
Postar um comentário