Cada leitor pode se torna um co-autor, interpretando, recontando a leitura, sob seu ponto de vista, fazendo com que os livros tenham seu próprio destino. Não há, portanto, história que não possa ser contada de diferentes formas, sob a ótica e o ponto de vista do seu interlocutor.
O presente Blog faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, atrelado ao Projeto: A leitura em sala de aula: um resgate do prazer em ler. Sob a orientação da Profª. Drª. Beatriz Helena Dal Molin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, e é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, principalmente para os professores como forma de promover a leitura no ambiente escolar e fora dele.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Leitura e Infância
Para se formar uma massa crítica, é necessário que o hábito da leitura se forme desde tenra infância; que os alfabetizadores transmitam o prazer de ter um livro em nossas mãos, manuseá-lo, sentir o cheiro do papel, extasiar-se com as cores das gravuras, deleitar-se com as letras que formam uma a uma o conteúdo, e nos remete ao imaginário.
A leitura começa desde cedo.
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Assinar:
Postagens (Atom)